A palavra “Cuidador” significa: 1. quem ou quem trata, toma conta de alguém ou algo. 2.que ou aquele que se mostra zeloso, diligente para com outrem.

“Idoso” significa: que ou quem tem muitos anos de vida, velho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um crescimento populacional em ritmo acelerado, no ano de 2008, para cada grupo de crianças entre 0 e 14 nos de idade, existiam 25 idosos (acima de 65 anos), já para os próximos anos até 2050 esse cenário mudará radicalmente, existindo certa de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 e 14 anos.

Atualmente existem mais de 16 milhões de Idosos no Brasil. Estima-se que em 2025 nosso país terá a sexta maior população de idosos do mundo. Serão mais de 27 milhões de pessoas acima de 60 anos.

Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área.

O curso de Cuidador de Idosos e Procedimentos Técnicos em Feridas e Curativos capacitará os profissionais de enfermagem para zelarem pela integridade física, psicológica e bem-estar dos idosos, atualizando-os sobre as novas tecnologias em curativos e sua aplicabilidade.

O profissional de enfermagem que participa desse curso deverá ser capaz de:
- Identificar o tipo de ferida e sua condição, associando-a ao histórico e ao quadro clínico do cliente, relacionando com os fatores que interferem na cicatrização.

- Utilizar tecnologia em curativo de acordo com a situação analisada, considerando os processos sistêmicos de assistência e recursos.

- Acompanhar a evolução do cliente efetuando registros contínuos, discutindo em equipe de enfermagem e multiprofissional as melhores condutas, Discutir em equipe as ações para a assistência de enfermagem e prevenção de novas feridas, Relacionar os Conceitos Básicos do Envelhecimento, Conhecer a Legislação e Políticas do Envelhecimento, Qual o Papel do Cuidador de Idosos, Conceituar a Violência ao Idoso, Métodos de Prevenção de Quedas e Sexualidade da Pessoa Idosa, Cuidados de enfermagem com a nutrição do idoso, Realizar Técnicas de Curativos e os tipos de coberturas usadas nos diferentes tipos de curativos, Manusear medicamentos, Diferenciar as principais Alterações de memória como depressão e demência.

Cuidar de clientes idosos com feridas é um desafio para as equipes multiprofissionais, principalmente no ambiente domiciliar. Pacientes que são idosos e possuem patologias como diabetes, insuficiência vascular, varizes ou que apresentam dependência física de mobilidade tem maior chance em desenvolverem feridas e certamente a equipe de enfermagem é aquela que terá maior atuação com esses clientes.

Hoje em dia, novas tecnologias em curativos estão disponíveis no mercado demonstrando sua eficácia, desde que sejam aplicados corretamente.

O Curso será divididos em módulos:

I- Módulo: Conceitos Básicos do Envelhecimento-05h.

II- Módulo: Legislação e Políticas do Envelhecimento-05h.

III- Módulo: O Papel do Cuidador de Idosos-10h.

IV- Módulo: Cuidando do Cuidador de Idosos-5h

V- Módulo: A Violência ao Idoso-5h.

VI: Módulo: Prevenção de Quedas e Sexualidade da Pessoa Idosa- 10H.

VII: Módulo: Cuidados com a nutrição do idoso- 5h.

VIII Módulo: Técnicas de Curativos e tipos de coberturas Usadas nos diferentes tipos de curativos- 20h

IX Módulo: Cuidados com o manuseio dos medicamentos -10h.

X Módulo: Alteração de memória, depressão e demência- 5h.