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Saúde na Comunidade

Puericultura

1º módulo - noite

Professora: Roselene de Cássia  Pelloso Voznhaki

Coordenadora de Curso: Zilda Lopes

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - noite

Professora: Andréa Márcia Pinto Finote

Coordenadora de Curso: Zilda Lopes

Atendimento em Primeiros Socorros

2º módulo - noite

Professora:Marisa Lopes da Silva

Coordenadora de Curso: Zilda Lopes

Ética e Cidadania

2º módulo - Noite

Professora: Marcilene Penasso Brozulato

Coordenadora de Curso: Zilda Lopes

Saúde na Comunidade

2º módulo - Noite

Professora: Zilda Lopes

Coordenadora de Curso: Zilda Lopes


Rede de Frio:

1. fluxo e funcionamento da Central de Estoque,

2. Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, CENADI, CEADI,

4.Prática Segura com os Imunobiológicos e

5. Vacinas Sob Suspeita.

 

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Professor: Andreia Silva Mazarão

Coordenador de Curso: Carlos Eduardo Fabbri

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

Professor: Ligia Ribeiro Tonucci

Coordenador de Curso: Ana Maria Silva

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Professor: Ligia Ribeiro da Silva Tonucci

Coordenador de Curso: Ana Maria Silva

O curso tem o objetivo de capacitar alunos em uma formação profissional semi presencial. Onde 1º semenstre  teórico à distancia com realização de provas presencias mensalmente e 2º semestre estágio supervisionado presencial em hospitais e UBS.

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

 

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

 

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Ética Profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência profissional, a ética têm grande importância, pois está diretamente relacionada ao comportamento e relacionamento humano, visando o melhor convívio na empresa, o curso discute a postura ética necessária para bom desempenho e sucesso na profissão.

Público Alvo: 2º Módulo de Enfermagem

O aumento no número de atendimentos de urgência e emergência no país, acarretados por diversos fatores, geraram a necessidade de criação de um atendimento rápido e especializado na prestação dos primeiros atendimentos às vitimas, ainda no local de ocorrência. Para promover este atendimento, foram capacitados profissionais e montadas ambulâncias para atendimento em todos os níveis de necessidade ou de acordo com a condição da vítima para este tipo de demanda para uma atenção ao cuidado de Urgência e Emergência.

Os registros ou anotações de enfermagem são uma forma de comunicação não-verbal, pertinentes ao histórico e cuidados relativos ao paciente e faz parte do prontuário, com informações dos diversos profissionais da saúde responsáveis pela assistência prestada ao paciente, fornecendo dados sobre sua evolução.

 

Público alvo: Técnicos em enfermagem; Alunos do curso de enfermagem.

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - manhã

Saúde na Comunidade

2º módulo - manhã

Ética e Cidadania

2º módulo - manhã

Ética e Cidadania

2º módulo - manhã

Anestesias em Centro Cirúrgico vem ajudar no entendimento do aluno dos diversos tipos de anestesia utilizadas dentro de um centro cirúrgico, suas diferenças, ações e indicações para os mais variados tipos de procedimentos e interversões cirúrgicas.

Público alvo: Técnico em Enfermagem

Cristina Donadelli Sacchi 22

SAÚDE MENTAL

Curso desenvolvido na modalidade Ead para complementar as tarefas em sala de aula. dividido em 20 semanas, acompanhando o conteúdo dado em sala, tem como abordagens:

Revisão anatomofisiológica: embriologia básica, neurônios, neurotransmissores. Desenvolvimento psíquico segundo Freud e outros: ID, EGO e Supergo.

Aspectos Comportamentais e do Ambiente

Principais patologias mentais : Transtornos de Humor: Depressão/ Transtornos neuróticos: Transtornos Ansiosos e Reações ao Estresse/ Transtornos por uso de drogas e álcool: Uso de álcool/ Transtornos Psicóticos: Esquizofrenia/ Transtornos Orgânicos: por lesão ou disfunção cerebral.

Terapias e tratamentos; Reforma Psiquiátrica: CAPS, Residência Terapêutica, Desinstitucionação

Público Alvo: alunos do 3º Módulo de Técnico de Enfermagem

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Promover a atualização e o aperfeiçoamento em nível técnico do cuidar em saúde da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal.

   Durante o curso de Cuidador de Idosos, você aprenderá as técnicas necessárias para trabalhar na área, além do preparo psicológico para lidar com as situações adversas.

   É um curso útil tanto para quem tem interesse em atuar profissionalmente como Cuidador de Idosos, como para amigos e familiares, que gostariam de auxiliar e dar o suporte necessário para idosos na família.

    Curso online de capacitação com carga horária de 40 horas, duração de 11 semanas, para todos os públicos apartir dos 18 anos de idade.

A palavra “Cuidador” significa: 1. quem ou quem trata, toma conta de alguém ou algo. 2.que ou aquele que se mostra zeloso, diligente para com outrem.

“Idoso” significa: que ou quem tem muitos anos de vida, velho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta um crescimento populacional em ritmo acelerado, no ano de 2008, para cada grupo de crianças entre 0 e 14 nos de idade, existiam 25 idosos (acima de 65 anos), já para os próximos anos até 2050 esse cenário mudará radicalmente, existindo certa de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 e 14 anos.

Atualmente existem mais de 16 milhões de Idosos no Brasil. Estima-se que em 2025 nosso país terá a sexta maior população de idosos do mundo. Serão mais de 27 milhões de pessoas acima de 60 anos.

Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área.

O curso de Cuidador de Idosos e Procedimentos Técnicos em Feridas e Curativos capacitará os profissionais de enfermagem para zelarem pela integridade física, psicológica e bem-estar dos idosos, atualizando-os sobre as novas tecnologias em curativos e sua aplicabilidade.

O profissional de enfermagem que participa desse curso deverá ser capaz de:
- Identificar o tipo de ferida e sua condição, associando-a ao histórico e ao quadro clínico do cliente, relacionando com os fatores que interferem na cicatrização.

- Utilizar tecnologia em curativo de acordo com a situação analisada, considerando os processos sistêmicos de assistência e recursos.

- Acompanhar a evolução do cliente efetuando registros contínuos, discutindo em equipe de enfermagem e multiprofissional as melhores condutas, Discutir em equipe as ações para a assistência de enfermagem e prevenção de novas feridas, Relacionar os Conceitos Básicos do Envelhecimento, Conhecer a Legislação e Políticas do Envelhecimento, Qual o Papel do Cuidador de Idosos, Conceituar a Violência ao Idoso, Métodos de Prevenção de Quedas e Sexualidade da Pessoa Idosa, Cuidados de enfermagem com a nutrição do idoso, Realizar Técnicas de Curativos e os tipos de coberturas usadas nos diferentes tipos de curativos, Manusear medicamentos, Diferenciar as principais Alterações de memória como depressão e demência.

Cuidar de clientes idosos com feridas é um desafio para as equipes multiprofissionais, principalmente no ambiente domiciliar. Pacientes que são idosos e possuem patologias como diabetes, insuficiência vascular, varizes ou que apresentam dependência física de mobilidade tem maior chance em desenvolverem feridas e certamente a equipe de enfermagem é aquela que terá maior atuação com esses clientes.

Hoje em dia, novas tecnologias em curativos estão disponíveis no mercado demonstrando sua eficácia, desde que sejam aplicados corretamente.

O Curso será divididos em módulos:

I- Módulo: Conceitos Básicos do Envelhecimento-05h.

II- Módulo: Legislação e Políticas do Envelhecimento-05h.

III- Módulo: O Papel do Cuidador de Idosos-10h.

IV- Módulo: Cuidando do Cuidador de Idosos-5h

V- Módulo: A Violência ao Idoso-5h.

VI: Módulo: Prevenção de Quedas e Sexualidade da Pessoa Idosa- 10H.

VII: Módulo: Cuidados com a nutrição do idoso- 5h.

VIII Módulo: Técnicas de Curativos e tipos de coberturas Usadas nos diferentes tipos de curativos- 20h

IX Módulo: Cuidados com o manuseio dos medicamentos -10h.

X Módulo: Alteração de memória, depressão e demência- 5h.

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Objetivo: Aperfeiçoar o aluno do curso técnico em enfermagem a realizar cálculos, preparo, diluição e transformação de soluções medicamentosas e a forma mais segura de seu preparo, administração e registro, conhecendo os aspectos farmacológicos e técnicos, respeitando preceitos legais, éticos e de segurança.

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Professora: Andrea Regina de Camargo

Coordenadora de Curso: VANESSA DE ALMEIDA SILVA

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Professora: Andrea Regina de Camargo

Coordenadora de Curso: VANESSA DE ALMEIDA SILVA

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

Professora: Andrea Regina de Camargo

Coordenadora de Curso: VANESSA DE ALMEIDA SILVA

O Sistema Único de Saúde ressalta a importância da atenção primária da saúde, dos cuidados de educação da saúde, atuando na promoção da saúde e prevenção das doenças como fatores integrantes e responsáveis pelo bom desempenho da saúde pública pois quem promove a saúde refletindo na saúde hospitalar de forma positiva, diminuindo assim as filas de espera, a demanda reprimida pra exames

Assim o objetivo principal do curso é orientar e direcionar os profissionais da saúde com relação aos princípios e diretrizes do SUS, ressaltando a importância da atenção primária abordando principalmente a promoção e prevenção de doenças.

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - manhã

O curso é a distância EAD, aborda as melhores práticas na avaliação de feridas, crônicas ou agudas e a realização de curativos com melhores coberturas para tratamento.

Público alvo: Estudantes de Enfermagem                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

O curso tem como objetivo capacitar os alunos técnicos enfermagem a manusear e realizar os medicamentos no cateter sem ocasionar danos ao cliente.

Luciana P. A. Cianflone Professora

Este curso te ajudará com os passos do TCC. Auxiliaremos o discente com as normas atualizadas da ABNT, na construção dos tópicos obrigatórios e na busca de bibliografia. 

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - manhã

Professora: Fatima Terezinha Balsani Caetano

Coordenadora de Curso: Helen Patrícia do Valle

Saúde Coletiva II

2º módulo - manhã

Professor: Fatima Balsani Caetano

Coordenadora de Curso: Helen Patrícia do Valle

Ética e Cidadania

2º módulo - manhã

Professor: Fatima T. Balsani Caetano

Coordenadora de Curso: Helen Patrícia do Valle

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

No Brasil, morrem, por dia, cerca de 720 pessoas vítimas de ataques do coração.

 É uma morte a cada um minuto e meio, sendo a maioria por infarto agudo do miocárdio. Esta é a maior causa de morte na população adulta em nosso país

Medidas simples, como aprender a reconhecer os sintomas, e principalmente, perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar as compressões torácicas corretamente podem aumentar até quatro vezes as chances de sobrevivência. Com estes dados pretende-se incentivar o maior numero de pessoas a realizar esta tarefa simples ,mas que muitos ainda tem dúvidas e receio de realizar

O objetivo do curso ter um referencial teórico , para conhecer os procedimentos mais importantes para a qualidade e segurança de vacinas e soros, desde o laboratório produtor até o momento em que o produto é ofertado ao cliente, na sala de vacinação . O seu conteúdo contempla recomendações inerentes a todos os níveis da Rede de Frio, no recebimento e armazenamento dos produtos, na distribuição e transporte para e entre as diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), e recomendações de boas práticas e as orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana.

A saúde do idoso ,vem crescendo enquanto novas práticas da atuaçao ao profissional da enfermagem e exige atualizaçoes e aprofundamento nas açoes oferecidas pelos colegas nos  diversos niveis de atuação da equipe de enfermagem

Ética e Cidadania

2º módulo - noite

Professora: Ana Elizabeth Carneiro

Coordenadora de Curso: Marcia Regina Costa Dobies

Atendimento em Primeiros Socorros

2º módulo - noite

Professora: ana Elizabeth Carneiro

Coordenadora de Curso: Marcia regina Costa Dobies

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - noite

Professora: Marcia Regina Costa Dobies

Coordenadora de Curso: Marcia Regina Costa Dobies

Saúde na Comunidade

2º módulo - noite

Professora: Fernanda Menegatti

Coordenadora de Curso: Marcia Regina Costa Dobies

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

 

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - noite

 

Saúde na Comunidade

2º módulo - noite

 

A segurança do paciente pode ser definida como o ato de evitar, prevenir ou melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de atendimento hospitalar ou domiciliar. O curso tem  o objetivo de atender os anseios dos profissionais de saúde quanto aos métodos adequados de conduzir e melhorar a qualidade da assistência prestada por meio do controle e prevenção dos efeitos adversos. Pode-se ressaltar que é uma temática bastante discutida atualmente.

Professora: Rosimeire da Silva - 073

  Qualidade de vida no trabalho            O curso se destina aos profissionais de enfermagem interessados na sua motivação pessoal e profissional, ou seja, para aquelas em busca de meios para melhorar seu desempenho profissional objetivando ascensão profissional. A satisfação no trabalho é considerada um dos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho. A qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem é dependente do modo como o trabalho se organiza e se opera, e de como os profissionais se utilizam das estratégias de enfrentamento.  Qualidade de Vida no Trabalho significa uma melhoria nas condições de trabalho, considerando as variáveis comportamentais, ambientais e organizacionais.  A sociedade vive uma época de transição. As modificações que ocorrem nos tempos modernos, são precedidas por tumultuosas variações nos costumes do indivíduo e no estabelecimento de suas prioridades pessoais e organizacionais. Mas nunca as mudanças foram tão rápidas, tão radicais e desconcertantes como agora, podendo acarretar problemas físicos e psicológicos. 

Saúde na Comunidade

2º módulo - manhã

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - manhã

Puericultura

1º módulo - noite

Professora: Ana Caroline do Nascimento Ubeda

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

Professora: Patricia Casarini Landgraf

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - noite

Professora: Ana Caroline do Nascimento Ubeda

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Saúde na Comunidade

2º módulo - noite

Professora: Bruna Perassoli Teixeira

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Ética e Cidadania

2º módulo - noite

Professora: Eliana de Lourdes Martis Simão

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Atendimento em Primeiros Socorros

2º módulo - noite

Professora: Surlene Ronconi

Coordenadora de Curso: Andrea Benvenuta Antonio de Carvalho

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

Professora: Ana Caroline do Nascimento Ubeda

Coordenadora de Curso: ANDREA BENVENUTA ANTONIO

Puericultura

1º módulo - noite

Professora: Jaqueline Manzano de Oliveira Pereira

Coordenadora de Curso: ANDREA BENVENUTA ANTONIO

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Professora: Rosangela Paz Louzada

Coordenadora de Curso: DANIELLY MOREIRA MACIEL

Saúde Coletiva II

2º módulo - Tarde

Professor: DANIELLY MOREIRA MACIEL

Coordenadora de Curso: DANIELLY MOREIRA MACIEL

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

Professora: Renata Alves

Coordenadora de Curso: DANIELLY MOREIRA MACIEL

O Curso Recuperação Continua: Registros, Processos e Procedimentos Didáticos. tem como objetivo:

Realizar a formação continuada do docente para sistematização dos processos de gestão pedagógica em relação ao processo, estratégia, registro e oferecimento da recuperação da aprendizagem do aluno, como estratégia para o sucesso escolar.

METODOLOGIA(S)

 1) Elaboração de material e oferecimento de uma capacitação de docente, durante 1º Semestre de 2016, com foco na avaliação da aprendizagem e no processo, estratégia, registro e oferecimento da recuperação da aprendizagem do aluno, sendo:

 a)       Uma capacitação a distância, através da plataforma modlle, sendo:

  •  No primeiro semestre letivo, com duração de 35 horas distribuídas em três semanas, que contemplará até 30 docentes;
  • A capacitação será compostas por três módulos, conforme segue:

Módulo 1: Ambientação e Conceituação de Avaliar, aprender e recuperar;

Módulo 2: Estratégias de Recuperação;

Módulo 3: Registros de Recuperação e sua Importância no Processo de Aprendizagem.

 2) Seleção de participantes para a capacitação à distância, a ser realizada no primeiro semestre, através dos critérios:

  •  Ser contratado por período determinado;
  • Ser contratado por prazo indeterminado por menos 2 anos;
  • Não possuir licenciatura plena ou equivalente;
  • Ser contratado por prazo indeterminado;
  • Possuir licenciatura plena ou equivalente.
  • Cada capacitação terá 3 módulos a distância distribuídos da forma a seguir:

 3) Orientação e correção das atividades das capacitações não presenciais (ANP’s), sendo considerado como os docentes que concluírem as atividades propostas em cada módulo da capacitação.

O coração possui células que geram impulsos elétricos que dão origem às batidas do órgão. O eletrocardiograma é capaz de registrar e medir esses estímulos e pode mostrar se o ritmo ou a intensidade estão em sintonia. O exame é um procedimento rápido, simples e indolor. O teste pode ser usado para detectar ou acompanhar irregularidades no ritmo cardíaco - também conhecidas como arritmias -, além de verificar problemas em válvulas do coração, artérias bloqueadas ou estreitas, infarto e angina, que é a dor ou desconforto torácico.
O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráfico padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração.
Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves. O Eletrocardiograma é pré-requisito básico para o atendimento em emergências e nesse sentido constituindo-se em um exame que dá suporte às emergências.
Objetivos Conhecer os princípios básicos do ECG normal e Aprender a técnica para realização de um ECG
.http://www.moodle.cpscetec.com.br/tecnicoenfermagem/course/edit.php?id=351#
Professora : Mª de Fátima da Silva

Este curso destina-se a profissionais de saúde tem por finalidade discutir as técnicas e verificação dos sinais vitais. Sinais vitais são medidas que fornecem dados fisiológicos indicando as condições de saúde da pessoa. Os sinais vitais incluem a verificação da temperatura, pulso, respiração e pressão arterial e dor.     Objetivos Discutir as técnicas de aferição dos sinais vitais e sua importância para a atuação dos profissionais da área da saúde. Público Alvo: Auxiliares de Enfermagem

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

 

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

 

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

 

   O objetivo do curso é atualizar o aluno sobre os diferentes métodos contraceptivos , suas  peculiaridades, indicações e contra indicações ; utilizando a pesquisa online e leitura de textos acadêmicos disponibilizados por área de abrangência  no decorrer do curso. 

Curso de atualização técnica de ex-alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Etec

Professora: Iracilda Santos
Professora: Rosa Maria Vitto

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Professora: Maria Cristina Hana Frade

Coordenadora de Curso: Euza Mara Prini

Ética e Cidadania

2º módulo - tarde

Professora: Reginaldo de Marchi

Coordenadora de Curso: Euza Mara Prini

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Professora: Maria Cristina Hana Frade

Coordenadora de Curso: Euza Mara Prini

Curso de modalidade semi-presencial em que os conceitos de assistência em unidades de atendimento a urgência e emergências serão abordados subsidiando a prática em laboratório para o desenvolvimento das competências e habilidades propostas no componente curricular:

  1. Interpretar a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências e suas diretrizes para o atendimento pré-hospitalar (SAMU) e hospitalar (unidade de emergência).

1.1. Identificar a estrutura e funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU).

1.2. Identificar a estrutura, organização e funcionamento de uma unidade de emergência

  1. Avaliar os agravos que necessitam atendimento de urgência e emergência utilizando os protocolos vigentes considerando os aspectos éticos e de humanização.

2.1. Relacionar os materiais, equipamentos e medicamentos para a montagem do carrinho de emergência.

2.2. Relacionar os medicamentos mais comuns utilizados em urgência e emergência. 

Descrição breve do curso: Curso de modalidade semi-presencial em que os conceitos de assistência em saúde mental irão subsidiar o trabalho a ser desenvolvido em estagio supervisionado com elaboração de projetos . As competências e habilidades propostas no componente curricular são:

1. Analisar a evolução histórica, as políticas públicas e os princípios que regem a assistência à saúde mental;

2- Distinguir os diversos níveis de atuação e as diversas modalidades de recreação e de contenção em saúde mental.

1.1. Relacionar a história da psiquiatria com a política de saúde mental.

1.2. Relacionar as leis específicas de saúde mental com os direitos humanos.

1.3. Discutir as políticas de saúde mental no sistema de saúde nacional.

2.1. Identificar os serviços de saúde mental na comunidade.

2.2. Selecionar tipos de comunicação eficiente com o cliente/ paciente e seus familiares com vistas à efetividade da assistência voltada para a recreação.

 

Noções de Microbiologia

1º módulo - noite

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

Neste curso o aluno apreenderá o conceito de NR, e especificamente a NR 9, quais são os riscos ambientais no ambiente de trabalho em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores, apresentar informações e exigências legais sobre  PPRA e como implementá-lo na empresa.

Profª  Maria Cristina Faria

O Curso objetiva a revisão do sistema urinário bem como a as patologias que mais comumente estão associadas e que levam ao cateterismo vesical de demora e de irrigação. 

  1. Anatomia da pele
  2. Conceito de Úlcera por Pressão
  3. Fatores de risco externos e internos
  4. Áreas suscetíveis ao aparecimento de Úlcera por Pressão
  5. Estágios da Úlcera por Pressão
  6. Orientações adequadas aos familiares e cuidadores sobre o cuidado preventivo da Úlcera por Pressão

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - tarde

Saúde na Comunidade

2º módulo - tarde

Puericultura

1º módulo - noite

Professora: Ana Maria Collacite

Coordenadora de Curso: Sônia Regina Chaves Fernandes

Visão holística da saúde

1º módulo - noite

Professora: Telma Mendes Barbosa Batistim

Coordenador de Curso: Adalton de Carvalho

A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, dentro de instituições públicas e privadas e a enfermagem tem papel fundamental no sentido de torná-las mais seguras e menos arriscadas. Esta preocupação tornou-se assunto de relevância crescente em todo o mundo nos últimos anos, tanto que, em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a Aliança Global para a Segurança do Paciente (World Alliance for Patient Safety), iniciativa global em prol da melhoria da segurança do paciente em virtude do número alarmante de morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde, em circunstâncias passíveis de medidas de prevenção. 

Frente a esse contexto, é imprescindível que novas abordagens do processo de educação devem ser adotadas para garantir a qualidade e ampliar a sua formação profissional.

Professora Giovana Cristina Serra D'Amico

Os alunos terão ciência dos tipos de choque sistêmico, seus sinais e sintomas e quais são as intervenções da equipe de enfermagem.

A Aids é uma doença nova, tendo seus primeiros casos notificados no Brasil a partir de 1981. Por isso apesar de muitas pesquisas ainda não se descobriu a sua cura e nem uma vacina eficaz, mas a ciência avançou muito quanto ao tratamento e hoje uma pessoa portadora do vírus HIV pode levar uma vida quase que normal desde que seja aderente ao tratamento.

Neste curso serão abordados temas quanto a história da doença, suas formas de contágio, prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento. Outro tema muito importante para a enfermagem é como proceder frente a um acidentes ocupacional.

Diante do exposto, há necessidade de capacitar os estudantes sobre a importância do conhecimento pois só conseguimos prevenir o que é conhecido e também assim será possível orientar outras pessoas.

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. (bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad19.pdf).

O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, podem ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.

Diante do aumento da expectativa de vida, há necessidade de capacitar pessoas interessadas em cuidar de idosos nas suas necessidades básicas em seu domicilio ou instituições,

Este curso tem o objetivo de esclarecer os pontos mais comuns do cuidado no domicílio e/ou instituições, oferecendo oportunidade de desenvolver competências como “cuidadores de idosos”.

Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar.

IDOSOS

Professora: Silvana Goreti Pignatti de Freitas

Ergonomia é o estudo das atividades que constituem o trabalho em relação ao local em que elas são realizadas (fábricas, escritórios, unidades de saúde, etc.), levando em conta quem as realiza (o trabalhador). Seu objetivo é determinar como esses locais de trabalho devem ser projetados ou adaptados, de forma a evitar problemas de saúde para um trabalhador e aumentar a sua eficiência.

 

Professora: Silvia Regina Arriello Arradi

O objetivo do curso é fazer com que os alunos aprendam de forma correta o manuseio e a aplicação dos quimioterápicos, para que os mesmos sejam durante a administração não venham comprometer a integridade física do paciente.

quimioterápico

Professor: Rubens Pereira dos Santos

Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico de UTI Descrição: As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)  são consideradas  como  locais  destinados  à  prestação  das assistências especializadas a pacientes em estado crítico. Para os pacientes aí internados há necessidade de controle rigoroso dos seus parâmetros vitais e assistência de enfermagem contínua e intensiva. Algumas características peculiares de uma UTI são: o ambiente permeado por tecnologia de ponta, situações iminentes de emergência e necessidade constante de agilidade e habilidade no atendimento ao cliente. Apesar de toda a tecnologia empregada nas UTIs e, com isso, o melhoramento da assistência prestada, o índice de mortalidade ainda é elevado, o que criou o mito, para pacientes e familiares, de que a UTI está diretamente relacionada à morte e a pacientes que não têm chance de recuperação.(Souza,1985) Consciente da carência de profissionais técnicos de enfermagem qualificados para atuarem no dia-a-dia nas instituições de saúde em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o curso de Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico de UTI tem como objetivo preparar o profissional técnico de enfermagem para fazer parte da equipe multiprofissional de UTI de forma eficaz com atitudes conscientes e capacitados a lidar com os pacientes críticos.

     

Público alvo: Curso Técnico de Enfermagem

O curso deverá apresentar ao aluno as vias de administração de medicamentos, os cuidados de enfermagem em todas as etapas do processo e as principais formas de calcular dosagens dos medicamentos de acordo com a prescrição médica bem como a forma de calcular gotejamento de soros.
Professor Adalton de Carvalho

O centro de material e esterilização (CME) é definido como o cinjunto de lelementos destinados à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais para as unidades de saúde. 

A organização da CME em relação aos artigos hospitalares possui vantagens em ser centralizado dentre elas destacando a racionalização do trabalho, otimização de recursos materiais e humanos, segurança do cliente e equipe de enfermagem, garantia da qualidade da assistência prestada, maior produtividade, treinamento específico da equipe, facilidade de supervisão e campo de ensino e estágio.

Portanto é preciso lembrar que o exito nos procedimentos cirúrgicos depende muito da qualidade dos serviços prestados pelo CME, sendo um setor vital para assegurar uma assistência de qualidade.

-  Introdução e Objetivos da Ventilação Mecânica

- Ciclos respiratórios e indicações.

- Tipos de Ventiladores.

- Ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva e indicações.

- Desmame e Interrupção da Ventilação Mecânica.

- Cuidados de Enfermagem ao paciente em ventilação Mecânica.

  • Orientar para a Promoção da Saúde . Apresentação das vantagens do leite materno para o bebê, para a mãe e a família, os motivos para a não utilização de chupetas, mamadeira e outros assessórios, valor nutricional do leite materno e técnicas corretas do aleitamento, (como amamentar, quando amamentar e como terminar a mamada). Apontar os problemas mais frequentes da Amamentação.

O curso proporciona uma abordagem atualizada sobre feridas, aspectos fundamentais que norteiam os curativos, além de técnica para a realização dos mesmos em seus aspectos teóricos práticos. Com o objetivo de o participante avaliar uma ferida e saber identificar os cuidados de enfermagem adequados para uma conduta correta.

Durante o pré-natal a gestante recebe acompanhamento do desenvolvimento gestacional, cabendo à enfermagem acompanhá-la na consulta médica e dar orientações importantes no decorrer do pré-natal. O objetivo deste curso é prepará-lo para uma melhor cobertura de atenção pré-natal e garantir sua qualidade, complementar seu conhecimento adquirido em sala aula, referentes a um conjunto de ações educativas à gestante. 

Professor: Ana Maria de Lima e Silva Collacite

Público alvo: 1º módulo - Enfermagem

Saúde na Comunidade

2º módulo - manhã

 

Ética e Cidadania

2º módulo - manhã

 

Sexualidade na Terceira Idade

2º módulo - noite

Professora: Mario José Pereira Neto

Coordenadora de Curso: Elvira Helena de Mello

Atendimento em Primeiros Socorros

2º módulo - noite

Professora: Nuria C. F. R. Mestrello

Coordenadora de Curso: Selma S. Fiorin

Ética e Cidadania

2º módulo - noite

Professora: Mario José Pereira Neto

Coordenadora de Curso: Elvira Helena de Mello

Saúde na Comunidade

2º módulo - noturno

Professora: Gabrielli Dentello Guzman

Coordenadora de Curso: Elvira Helena de Mello

Visão holística da saúde

1º módulo - noite


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