O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. (bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad19.pdf).

O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência - o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, podem ocasionar uma condição patológica que requeira assistência - senilidade.

Diante do aumento da expectativa de vida, há necessidade de capacitar pessoas interessadas em cuidar de idosos nas suas necessidades básicas em seu domicilio ou instituições,

Este curso tem o objetivo de esclarecer os pontos mais comuns do cuidado no domicílio e/ou instituições, oferecendo oportunidade de desenvolver competências como “cuidadores de idosos”.

Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar.

IDOSOS

Professora: Silvana Goreti Pignatti de Freitas