Disciplina 5 – Melhores Práticas de Ensino de Educação Profissional
A TEORIA SOCIAL COGNITIVA E O CONCEITO DA AUTOEFICÁCIA | AULA 2
A Teoria Social Cognitiva e o conceito de autoeficácia

A Teoria Social Cognitiva e o conceito de autoeficácia foram propostos pelo psicólogo canadense Albert Bandura.
Segundo sua teoria, o comportamento humano pode ser explicado mediante um modelo de reciprocidade triádica: conduta, fatores pessoais internos e ambiente externo.
Já a autoeficácia pode ser entendida como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade, de modo que esta crença pode afetar suas escolhas e o desempenho profissional.
E qual a importância desses conceitos para a educação profissional? As leituras indicadas a seguir ajudam a responder essa questão.
Leia os seguintes itens do texto Do aprender a ensinar, do ensinar a aprender e do aprender a aprender (p. 8 a 13), de Cristina Cimarelli Caballero Rubega:
A.4 - Teoria Sócio Cognitivista de Bandura – TSC
A.4.1 - A importância do conceito de autoeficácia na educação profissional
A.4.2 - Desenvolvimento de autoeficácia
A.4.3 - Autoeficácia de professores
A.4.4 - Autoeficácia nas organizações
A seguir, faça a leitura dos seguintes textos, clicando sobre seus títulos:
Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos, de Marizeth Barros e Ana Cristina Batista dos Santos;
Crenças de autoeficácia e resiliência: apontamentos da literatura sociocognitiva, de Arlete Portella Fontes e Roberta Gurgel Azzi.