Disciplina 5 – Melhores Práticas de Ensino de Educação Profissional

DAVID AUSUBEL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | AULA 1

David Ausubel e a aprendizagem significativa

Fonte: Shutterstock

O psicólogo norte-americano David Ausubel foi quem propôs o conceito de aprendizagem significativa. Segundo sua teoria, é fundamental para o processo de aprendizagem considerar os conhecimentos que cada aluno adquiriu ao longo de sua vida, na interação com o mundo que o cerca e com a escola.

Os novos conhecimentos relacionam-se a esses conhecimentos prévios, levando à aprendizagem significativa.


Leitura

Sobre a teoria de Ausubel, leia o seguinte item do texto Do aprender a ensinar, do ensinar a aprender e do aprender a aprender (pág. 7 e 8), de Cristina Cimarelli Caballero Rubega:

A.3. - Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel

A seguir, faça a leitura do texto Aprendizagem significativa: um conceito subjacente, de Moreira, Caballero e Rodríguez, clicando aqui.