Disciplina 5 – Melhores Práticas de Ensino de Educação Profissional

LEV VYGOTSKY E A INTERAÇÃO SOCIAL | AULA 1

Lev Vygotsky e a interação social

Fonte: Shutterstock

A teoria de Lev Vygotsky considera que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, mediadas pela maior ferramenta social de contato: a linguagem. Para o teórico, o desenvolvimento da criança começa muito antes de ela entrar na escola e seu aprendizado e desenvolvimento ocorrem desde o começo da vida.

Um dos pontos mais importantes de sua teoria é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que representa tudo o que o aluno pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.


Leitura

Sobre a teoria de Vygotsky, leia o seguinte item do texto Do aprender a ensinar, do ensinar a aprender e do aprender a aprender (pág. 5 e 6), de Cristina Cimarelli Caballero Rubega:

A.2. - Teoria sociointeracionista de Vygotsky

A seguir, faça a leitura do texto Uma Introdução ao Pensamento de Vygotsky, de Inhelora Kretzschmar Joenk, clicando aqui.